Como Definir a Missão e Visão de Sua Empresa

UMA EMPRESA SEM MISSÃO E VISÃO É COMO UMA BARCO SEM LEME!

Definir a Missão e a Visão da empresa significa que você tem bem definido na sua mente onde, como e quando chegar aos seus objetivos em foco!

Portanto, aqui disponibilizarei o método que tenho usado para criar a Missão e Visão de uma empresa ou negócio, baseado em meus estudos e experiências práticas como gestor.

Porém, antes é importante eu explicar o que é Missão e Visão para uma melhor compreensão:

O QUE É MISSÃO:

Missão pode ser definida como a razão pela qual a empresa existe, o motivo pelo qual foi criada e projetada.

São estes preceitos que evidenciam as diretrizes da instituição quanto ao seu planejamento estratégico e visão de futuro.

Quando se define a missão, a empresa se posiciona diante dos colaboradores, mercado, clientes, sociedade e fornecedores que fazem parte desse sistema.

É a partir disso que todos os envolvidos em seus processos também devem guiar-se por esta mesma missão, buscando alcançar suas metas definidas em curto, médio e longo prazo.

O QUE É VISÃO:

A Visão é como a empresa ou organização se vê no futuro (como ela estará daqui alguns anos no futuro / Lembre-se: essa visão pode ser bem definida com dia, mês e ano, localidade ou não).

A visão é a empresa almejando algo que será alcançado e isso deve inspirar lideranças junto aos seus subordinados a tornarem isso uma realidade.

A visão de uma empresa define um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas que não detalha o modo isso será feito.

Essas intenções serão feitas nas etapas de Planejamento Estratégico. Assim, a visão procura servir de modelo para todos os colaboradores na vida da organização, com o objetivo de atingir a excelência profissional.

 COMO FAZER NA PRÁTICA:

Diante de meus estudos percebo que geralmente a missão de uma organização é definida por seus fundadores que ao criar o seu negócio definem os objetivos sociais, humanos, administrativos e financeiros da empresa.

MEU PASSO-A-PASSO:

Na minha prática quando possível costumo convidar além dos proprietários da empresa, alguns colaboradores. Dentre eles todos que tem cargos de gerencia e/ou supervisão.

Em algumas situações até pessoas que não tinham essas qualificações, más que se destacavam por serem pessoas proativas e comprometidas com o bem-estar da empresa.

1 – Faça uma reunião exclusivamente com esse propósito

2 – Explicar o que é Missão e Visão, para que serve e seus benefícios

3 – Enfatizar que todos devem vivenciar esses aspectos no dia-a-dia (praticar as estratégias pré-definidas)

4 – Definir primeiro a missão (não é regra). Na sequência peça para escreverem palavras isoladas que tenham haver com o conceito de visão (Disponibilizar caneta e papel para cada participante do processo).

É como se cada um elaborasse um pequeno dicionário de palavras. Regra: Escrever algumas palavras no infinitivo. Exemplo: PROPORCIONAR, VENDER, PRODUZIR, FAZER, COLABORAR, CONTRIBUIR…PRODUTO, MERCADO, CIDADE, QUALIDADE, CLIENTE…

*** Deve ser uma reunião usando técnicas de Brainstorming.

5 – Se possível escreva em um quadro branco todas as palavras dos participantes para que todos vejam as ideias de palavra como um todo.

6 – Agora é a hora “H”. Com base nas palavras escritas anteriormente todos devem participar em formar a frase que irá conter a missão da empresa, começando sempre com uma palavra no infinitivo.

Exemplo: MISSÃO: PRODUZIR PRODUTOS DE QUALIDADE GARANTINDO A SATISFAÇÃO DOS NOSSO CLIENTES.

CONCLUSÃO:

Simples não? O mesmo processo deve ser utilizado para o desenvolvimento da Visão!

Uma vez definidos (Missão e Visão), providencie que estes sejam gravados em uma placa e que ocupe um lugar onde todos possam vê-la com facilidade.

Espero que tenham gostado do artigo. Um forte Abraço!